Feliz é o homem que acha sabedoria Pv3:13
Texto: Jo. 4:32-42
Introdução: O evangelho de João mostra apenas 5 milagres de Jesus, por que os outros evangelhos não mostram, são eles: Água transformada em Vinho, em Caná da Galiléia – Jo. 2:1-12; A cura do filho de um oficial do Rei – Jo. 4:46-54; A cura de um Paralítico – Jo. 5:1-18; A cura de um cego de nascença – Jo. 9:1-12; A ressurreição de Lázaro – Jo. 11:1-54; João registra alguns diálogos de Jesus que nenhum outro evangelho narra: Jesus e Nicodemos; Jesus e a mulher Samaritana; Jesus e a Mulher adúltera.
João enfatiza especialmente a nossa total dependência de Deus para a salvação. Assim como nosso nascimento físico não foi resultado de nosso próprio esforço ou desejo, também nosso nascimento espiritual não depende de nós, mas da vontade de Deus e do poder do seu Espírito. Homens e mulheres pecadores são incapazes de chegar à salvação em Jesus se não forem atraídos pelo Pai. Mas quando vêm a Jesus, eles têm “vida eterna e não entram em juízo”, pertencem ao Pai, e ele não os deixará morrer.
O Evangelho de João faz uso de contrates bem marcado: luz e trevas; amor e ódio; vida e morte; verdade e falsidade.
Uma das características mais marcantes deste evangelho é que ele apresenta Jesus como o eterno “Logos” ou Palavra, aquele que revela o Pai. Cristo revela o Pai por que compartilha da divindade do Pai. Ele é quem criou o universo. Ele satisfez as necessidades dos israelitas no deserto e agora oferece o pão e a água espirituais. Ele é um com o Pai. O evangelho de João tem como primissa mostrar quem é Jesus. E João diz quem é Jesus, usando as próprias palavras de Jesus:
Neste texto Jesus estabelece alguns princípios para que seus discípulos pudessem cumprir a sua missão dando continuidade ao seu ministério mostrando lhes o propósito da sua vida entregue totalmente à vontade do Pai. Jesus é o nosso Paradigma, Jesus é o nosso modelo. Estes princípios têm que ser priorizados na agenda da Igreja na sua maneira de fazer missões.
Exemplos 1: Eu recebo todo mês um Boletim informativo da Missão Vida fundada e dirigida pelo Rev. Wildo, da Igreja Presbiteriana de Goiânia, que trabalha com a recuperação de mendigos e pessoas que vivem nas ruas, ele diz que escreveu uma carta para mais de 2000 mil igrejas pedindo uma oferta de R$ 20,00 e ele recebeu a oferta de apenas duas igrejas.
Exemplo 2: A oitava Igreja de Belo Horizonte deu uma casa ao um casal de obreiros da Igreja Assembléia de Deus que trabalham no interior da Paraíba e ajudou a construir uma Escola da Igreja do Nazareno para educação infantil e evangelização de crianças em uma cidadezinha no Interior do País de Cabo Verde na África.
3.Princípio da Urgência: Temos que nos apressar – v. 35 – “... Já...” Este é o momento, é agora, temos que aproveitar as oportunidades de fazer história, de mudar a história e a realidade de muitas pessoas à nossa volta, ao nosso redor, tornando Jesus conhecido, “levando o evangelho todo, a todas as pessoas de todo lugar”...
a. Ainda não está na hora – Ainda falta 4 meses
b. Jesus diz: Está passando da hora = a igreja está com os olhos para baixo – Quando levanta os olhos você começa a ver como Deus vê. Não para servir aqui, mas a partir daqui.
c. Por que você é salvo hoje? Porque missionários vieram até nós.
d. Existem 123 tribos na Amazônia não alcançados dos 223 tribos.
e. A distribuição do pão nas mesmas fileiras
f. Há dois tipos de pessoas no mundo: Evangelizados e não evangelizados, ou seja, onde o Evangelho está disponível e onde não está disponível.
Ilustração: Rev. Mauricio – Na Rússia – só agora você veio até nós???
4. Princípio da Recompensa: buscar o que eterno, celestial, – v.36 – Este é o principio motivador, há uma recompensa, que vale a pena qualquer sacrifício, vale a pena qualquer dor ou sofrimento, vale a pena ter passado por qualquer necessidade ou enfermidade, vale a pena o choro a lágrima, vale a pena ter sofrido perseguição, oposição, pressão, retaliação, rejeição ou indiferença, por que há uma recompensa eterna.
Não há nada mais recompensador do que investir no reino dos céus, investir em missões. Investir orando, investir contribuindo, investir indo, participando.
Lucas 18:29,30 – Respondeu-lhes Jesus: Em verdade vos digo que ninguém há que tenha deixado casa, ou mulher, ou irmãos, ou pais, ou filhos, por amor do reino de Deus, que não haja de receber no presente muito mais, e no mundo vindouro a vida eterna.
Mateus 5:11,12 – Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguiram e, mentindo, disserem todo mal contra vós por minha causa. Alegrai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram aos profetas que foram antes de vós.
Mateus 10:42 – E aquele que der até mesmo um copo de água fresca a um destes pequeninos, na qualidade de discípulo, em verdade vos digo que de modo algum perderá a sua recompensa.
Hebreus 11:26 – tendo por maiores riquezas o opróbrio de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa.
Efésios 6:8 – Sabendo que cada um, seja escravo, seja livre, receberá do Senhor todo bem que fizer.
Colossenses 3:24 – Sabendo que do Senhor recebereis como recompensa a herança; servi a Cristo, o Senhor.
I Coríntios 2:9 – Mas, como está escrito: As coisas que olhos não viram, nem ouvidos ouviram, nem penetraram o coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam.
I Coríntios 3: 8 – Ora, uma só coisa é o que planta e o que rega; e cada um receberá o seu galardão segundo o seu trabalho.
Parceria é a palavra da moda, é palavra do momento, governos fazem parcerias, exércitos fazem parcerias, empresas fazem parcerias, universidades fazem parcerias, ONGs fazem parcerias, movimentos sociais fazem parcerias, a Igreja de Cristo precisa firmar parcerias umas com as outras. Um é semeador o outro é o ceifeiro.
Nossas diferenças doutrinárias não podem nos dividir.
Quais serão os resultados se nós aplicarmos estes princípios na obra missionária da Igreja? O resultado será: ... Muitos crerão...
Conclusão: Depois da sua Ressurreição Jesus deu três ordens aos seus discípulos:
Pr. David Living Stone – Missionário na África – deu a sua vida evangelizando os Zulus. Quando morreu o seu corpo foi enterrando na Inglaterra, mas o seu coração foi enterrado entre os Zulus na África e a sua influência continua entre nós, não se pode falar em missões transculturais sem falar nele.
Rev. Mauro Macêdo
Rua Olinto Medrado, 16 A - Centro+55.3388865505